quarta-feira, 20 de agosto de 2008

DST

O PAPEL E A RECICLAGEM

Nº 2
O PAPEL E A RECICLAGEM

O papiro é uma planta aquática, e seu talo sofre várias modificações até chegar ao papiro ou pergaminho usados pelos egípcios como instrumento de escrita. Mas tarde na China, começou a produzir papel para escrita com fibras de cânhamo ou de casca de árvore.
O papel vem da celulose, uma matéria prima extraída principalmente dos eucaliptos. De acordo com a tradição o papel foi feito pela primeira vez no ano de 105 D.C. por Cai Lun, um eunuco que fazia parte da corte do Imperador Chinês Hedi. O material usado para a manufactura do papel foi uma pasta de seiva e tiras de bambu. Isto significa que eram utilizados fibras vegetais e trapos de seda, que vieram dar origem a uma das maiores invenções tecnológicas da História da Humanidade. O papel mais antigo ainda em existência, foi então feito a partir de farrapos no ano de 150 D.C. Durante aproximadamente 500 anos a arte da manufactura do papel ficou confinada à China, isto porque os chineses mantiveram por muito tempo o segredo desta técnica dentro das suas fronteiras. No entanto em 610 foi introduzida no Japão e em 750 na Ásia Central. Apesar do papel surgir no Egito no ano de 800, só a partir do ano de 900 é que passou a ser produzido.Também havia povos que fixavam a escrita em folhas de palmeiras, nas cascas das árvores ou em tabuinha de cera. Apesar da escrita e do desenho já se manifestar a mais anos, foi no Egito que se deram os primeiros ensaios da fabricação do papel, nesta altura já com papiro. Este tipo de papel era somente utilizado pelos sacerdotes, sendo então chamado de papiros hieráticos. As matérias-primas mais famosas e próximas do papel, foram realmente o papiro e o pergaminho. O pergaminho era muito mais resistente, pois se tratava de pele de animal, geralmente carneiro, bezerro ou cabra e tinham um custo muito elevado. Só a partir de 1857 é que um senhor de nome Hougtnon descobriu a celulose da madeira, que passaria desde logo a ser a matéria-prima do papel. Desde então o Eucalipto tornou-se amplamente como a principal fonte de fibra para o fabrico do papel.
Atualmente, a matéria-prima vegetal mais utilizada na fabricação do papel é a madeira, embora outras também possam ser empregadas. Estas matérias-primas são hoje processadas química ou mecanicamente, ou por uma combinação dos dois modos, gerando como produto o que se denomina de pasta celulósica, que pode ainda ser branqueada, caso se deseje uma pasta de cor branca. A pasta celulósica, branqueada ou não, nada mais é do que as fibras celulósicas liberadas, prontas para serem empregadas na fabricação do papel.
A pasta celulósica também pode prover do processamento do papel, ou seja, da reciclagem do papel. Neste caso, os papéis coletados para esse fim recebem o nome de aparas. O termo apara surgiu para designar as rebarbas do processamento do papel em fábricas e em gráficas e passou a ter uma abrangência maior, designando, como já foi dito, todos os papéis coletados para serem reciclados.
A preocupação com o meio ambiente criou uma demanda por "produtos e processos amigos do meio ambiente" e reciclar papel é uma forma de responder a esta demanda.
Assim, os principais fatores de incentivo à reciclagem de papel, além dos econômicos, são: a preservação de recursos naturais (matéria-prima, energia e água), a minimização da poluição e a diminuição da quantidade de lixo que vai para os aterros. Dentre estes, certamente o último é o que tem tido maior peso nos países que adotam medidas legislativas em prol da reciclagem.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL

Nº 2

Doença sexualmente transmissível (ou DST) é a designação pela qual é conhecida uma categoria de patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação. Vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST, gerando diferentes manifestações, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução quando tratadas corretamente. Outras são de tratamento difícil ou permanecem latentes, apesar da falsa sensação de melhora. As mulheres representam um grupo que deve receber especial atenção, uma vez que em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para tornam-se perceptíveis ou confundem-se com as reações organicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher, em especial aquelas com vida sexual ativa, independente da idade, consultas periódicas ao serviço de saúde. Certas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves como infertilidade, infecções neonatais, malformações congênitas, e aborto (no caso de gestantes), câncer e até a morte. Alguns grupos, especialmente religiosos, afirmam que a castidade, a abstinência sexual e a fidelidade poderiam bastar para evitar a disseminação de tais doenças. Existem pesquisas [1] afirmam que a contaminação de pessoas monogâmicas e não-fiéis portadoras de DST tem aumentado, em resultado da contaminação ocasional do companheiro (a), que pode contrair a doença em relações extra-conjugais. Todavia, as campanhas pelo uso do preservativo nem sempre conseguem reduzir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis. Somente um médico ou profissional habilitado pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
· AIDS ou SIDA (sindrome da imunodeficiência adquirida)
· Cancro mole
· Infecção por Clamídia
· Condiloma Acuminado ou HPV (Verruga genital)
· Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
· Gonorréia
· Herpes
· Linfogranuloma venéreo (LGV)
· Sarna
· Sífilis
· Tricomonose
· Uretrites não gonocócicas
· Pediculose (piolhos) Pubiana

Anelídeos

Anelideos 2 Ano
From: lrpagioro, 4 months ago

Anelideos 2 Ano
View SlideShare presentation or Upload your own.




SlideShare Link

Ciclo da Água

Ciclo Da Agua
From: mariliapalmeiro, 10 months ago

Ciclo Da Agua
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: agua da)


the water cicl

SlideShare Link

Lixo

Lixo
From: valdeniDinamizador, 1 year ago

Lixo
View SlideShare presentation (tags: lixo elisa favoritos)


Slides trabalhados pela professora Jailda explorando a quest�o do lixo.

SlideShare Link